sábado, 12 de outubro de 2013

Traição – um fantasma assustador!

Como escritora do site Família desde setembro de 2012, escrevo artigos sobre praticamente todos os temas aplicáveis à família: relacionamento, saúde, finanças, cuidado de crianças, gravidez, fé, desenvolvimento pessoal etc.

Entre os artigos que têm maior repercussão estão os que falam sobre infidelidade (e sobre o risco de divórcio por conta disso). A infidelidade é um fantasma que assombra os lares, destrói famílias, a paz e a autoestima. O que fazer exterminá-la de nosso meio? 


É algo que realmente deve partir de cada um. Creio que se todos nós compreendêssemos nossa natureza divina, o mundo seria diferente. Se desejássemos nos comportar como quem realmente somos, filhos de Deus, e soubéssemos que nada jamais será feito às escondidas, pois Aquele que tudo vê recompensará cada um de acordo com suas obras na terra; talvez assim as pessoas pensassem muito bem antes de embarcar na aventura desastrosa, e com consequências eternas, da infidelidade. 

Para quem quiser ler, aqui estão alguns de meus artigos sobre o tema:

Ser um amante ou buscar um amante: alguém pensa nos filhos?
13 sinais de alerta para um casamento prestes a ruir
5 ideias terríveis de vingança que mulheres traídas ficam maquinando




25 comentários:

  1. Oi, Erika! Tudo começa quando um cônjuge passa a denegrir o outro. Começa em forma de críticas relatadas a terceiros. Daqui a pouco um já vê motivos para sabotar o relacionamento, já preparou os argumentos que, de certa forma, "justificam" o ato em si. O resto é consequência. Só vive bem dentro de um relacionamento quem se permite viver bem dentro dele. Abraço do blogueiro visitante! Com tempo, o http://jefhcardoso.blogspot.com te espera com FILHO TEU.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das formas como o adultério pode começar. Não há um padrão. Mas, concordo, se a pessoa não colaborar, ela poderá estimular o cônjuge a olhar para o lado em busca de "algo melhor". Obrigada por comentar, Jeferson!

    ResponderExcluir
  3. Não há dúvida irmã Erika, que a infidelidade corrói as famílias, eu acredito que a infidelidade começa nas coisas de Deus, isto é quando o crente se esquece que deve ser fiel a Deus em todas as áreas, mas também acredito que é uma área pouco falada nos púlpitos tem muita razão quando afirma que diante de Deus tudo é luz, Ele vê Ele sabe tudo. Gostei sim senhora. Muita paz de Jesus.Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Antônio! Os cristãos realmente precisam se manter fieis às suas promessas e convênios para serem dignos da proteção divina. Obrigada por comentar! Um abraço!

      Excluir
  4. Eu sempre vi a infidelidade daa pessoas próximas e me mostrava solidaria. Mais quando aconteceu comigo me depatei com meu marido viciado em drogas, alcolatra e viciado em sexo e adulterio ele vivia uma vida onde a família não existia. Nesta hora fiquei só, e lutando com três filhos, casa e meu trabalho que tive que largar. Meu marido foi ao fundo do poço e nos puxando junto. Vivi um inferno e chorava todos os dias. Não encontrava apoio em ninguém! Mandei ele embora varias vezes, mais ele chorava e não queria ir, e não mostrava mudança. Eu comecei a me apaixonar por meu vizinho que sempre meu marido brigava comigo ele tocava a campainha e vinha me consolar, dar ânimo me motivar a estudar, me arrumar etc.
    Mais nunca demostrei para ele, pois sempre fui evangélica e fiel ao meu esposo. Me apeguei mais ainda com Deus e foi uma luta aterrorizante, mais venci e propus a ele mudarmos de localidade e comecamos uma outra vida longe de tudo e de todos. Ele ficou com problemas de saúde, mais largou o vício e por último a amante de anos. Mais não sou feliz e só acho que tudo valeu a pena pelos meus filhos. Peço a Deus que coloque amor em meu coração novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tantas feridas, é complicado mesmo voltar a amar. Perdoar pode ser até mais fácil do que sentir o amor de antes. Na minha opinião, um dos maiores motivos para não conseguir amar alguém que nos machucou ou que tem me mau comportamento é por falta de admiração. É bem difícil amar quem não admiramos. Mas, com um trabalho árduo, é possível (embora difícil) voltar a amar, desde que essa pessoa tenha entrado nos eixos, mostre-se verdadeiramente arrependida pela forma como age.Tudo de bom pra ti, Ana!!

      Excluir
  5. Eu passei por isso e digo que lutar pelo seu casamento é válido, mais tem um alto preço a se pagar.
    Sou evangélica praticante e Deus me sustentou e me ajudou a reconstruir o que parecia estar destruído pra sempre. Mais pago o preço de estar com um homem que não amo mais, ele ficou com vários problemas de saúde devido as drogas o álcool e a vida de adultérios durante anos. Mais pelos meus filhos valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento pelo ocorrido, Ana. Escrevi um artigo propondo um meio de voltar a amar o cônjuge, não sei se tu chegaste a ler. É este: http://familia.com.br/casamento/5-acoes-para-evitar-um-divorcio-e-outras-consideracoes

      Neste mesmo artigo e relaciono alguns casos em que o divórcio é justificável na minha opinião. Uma mulher casou para ser amada e respeitada. Deus não exige de nós termos de aturar desprezo, traição ou violência de qualquer tipo.

      Tu és uma guerreira! Que o Senhor te abençoe! Um abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pela pagina você já publicou algum livro ? ou pretende publicar ? eu espero que muitos acreditem e desfrutem de uma vida melhor .. acreditando Deus e buscando a amor acima de tudo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José! Já pensei sim. E até comecei a escrever. Mas o tempo está tão escasso. Ainda assim, é um projeto que tenho a longo prazo.

      Obrigada por deixar teu comentário aqui!

      Um abraço!

      Excluir
  7. Traição é questão de caráter, quem faz isso com uma companheira(o), pode fazer outras coisas menos glorificadas, fiz esse texto a partir de uma inspiração e gravei no celular, depois até coloquei uma melodia, mostra um homem que ia fazer algo e se arrependeu ou não se encantou e volta pra casa ...espero que goste

    FLOR DA MINHA VIDA

    Queria uma flor fui ao jardim
    Procurei a flor mais bela
    Mas ela não estava ali
    Andei por todo o jardim
    Procurei, procurei mas não encontrei

    Voltei pra dentro de casa
    Olhei por todos os cantos
    Cheguei no quarto de domir
    Você estava lá

    Fiquei só observando
    Fui de leve encostando
    Sentindo o perfume
    Logo me dei conta
    A flor mais bela estava ali

    Novamente extasiado
    Fiquei muito tempo olhando
    Ai comecei a cantar
    Com o canto a flor foi se abrindo

    Deu um leve espreguiçar
    Aos poucos foi abrindo os olhos
    Aquela flor tao bela sorriu
    Aquela flor tao bela olhou pra mim
    Do mesmo jeito abriu aquele sorriso

    Hum hum,,,hum hum…hum hum…

    Extasiado, abaixei o meu rosto
    E um beijo eu lhe dei
    Nao contente me abraçou
    Outro beijo mais forte ainda

    Me fez pensar, me fez refletir
    Porque fui procurar em outro jardim
    Se a flor mais bela eu tinha ali
    Porque fui procurar em outro jardim
    Se a flor mais bela eu tinha ali

    Hum hum,,,hum hum…hum hum…

    16/01/2015

    ResponderExcluir
  8. Lindo poema, Francisco.

    Sim, é questão de caráter, mas, em alguns casos, há aqueles que acabam não conseguindo resistir a investidas bem pesadas. De qualquer maneira todos um dia terão de prestar contas do que fizeram na vida.

    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  9. Imaginem eu, casado a 6 anos, vim a descobrir que minha mulher me traia a exatamente 6 anos. Tinha um cara fixo e outros, eu descobri e dois, um foi através do celular dela, ela ia no almoço do trabalho no ap. deste cara, eu liguei para ele, ele confessou tudo, mas ela nega ter ido. O outro foi a própria filha que na época tinha 15 anos, me contou do cara que ela me traia, esse cara a minha esposa me apresentou como amigo e levou ele em nossa casa, esse camarada almoçou conosco, e eles já estavam me traindo. Quase tive um avc, fiquei internado. Depois de um ano de muita briga eu consegui separar, mas gosto dela, noto que ela é bem mais forte que eu, parece não ligar para a separação, acredito que ela nunca me amou. Eu ajudei ela a sair de uma situação dificil com a filha, estavam quase passando fome quando conheci, ajudei criar a filha, hj ela ficou com uma casa, carro e esta se formando, e eu sai com meu carro e as roupas, muito triste, ela não considerou nada que fiz por ela e pela filha, isso doí muito, mas vida que segue, reso a Deus para esquece-la, e ruim de mais gostar de uma pessoa assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Alex, que tristeza uma história dessas! Isso geralmente acontece com as mulheres, mas, é claro, os homens não estão isentos.

      Sabe, eu confio muito (e tenho visto acontecer) que as pessoas até "se dão bem" por um certo tempo, mas o que acontece depois é terrível!! Ninguém vai longe sendo cruel, ingrato, traindo e magoando. Não vai mesmo! Não que isso te sirva de consolo, porque nós não gostaríamos de ver as pessoas que amamos sofrendo, mas infelizmente tua ex-mulher vai aprender da pior forma possível.

      Tu tens grande chance de refazer a tua vida ao lado de uma mulher que realmente te mereça, Alex. Fica bem! Um abraço!

      Excluir
    2. Nossa, Alex, que tristeza uma história dessas! Isso geralmente acontece com as mulheres, mas, é claro, os homens não estão isentos.

      Sabe, eu confio muito (e tenho visto acontecer) que as pessoas até "se dão bem" por um certo tempo, mas o que acontece depois é terrível!! Ninguém vai longe sendo cruel, ingrato, traindo e magoando. Não vai mesmo! Não que isso te sirva de consolo, porque nós não gostaríamos de ver as pessoas que amamos sofrendo, mas infelizmente tua ex-mulher vai aprender da pior forma possível.

      Tu tens grande chance de refazer a tua vida ao lado de uma mulher que realmente te mereça, Alex. Fica bem! Um abraço!

      Excluir
  10. Erika, gosto muito dos seus artigos, passo por um momento em que fui traído, traição virtual que acredito tenha ja se realizado fisicamente, apeasar de minha esposa negar. Eela diz que foi uma fantasia e queria sentir algo diferente, diz que não sabe se me ama porque parecemos irmãos, e a relação é muito morna, tenho um bloqueio por que ela gosta muito de programas de televisão, penso até em perdoar, mas desejo que faça um exercicio onde deve desligar a tv e ao invés de se prender aos programas, dedicar este tempo aos filhos e a pessoa que estiver ao seu lado, ou eu ou outro homem qualquer, desde o inicio do nosso relacionamento a tv vem em primeiro lugar, ja procurei artigos sobre este vicio da tv, acredito que as pessoas, em especial a mulher fica muito maravilhada com artistas e esquece de viver a vida real, faço tudo por ela, mas este tudo não é o suficiente, sempre falta alguma coisa, penso em me separar, mas temos uma linda familia com filhos maravilhosos, sou um homem de principios cristãos, a minha familia vem em primeiro lugar, não bebo em bares e não procuro outras mulheres, mas me vejo como um fraco e sem vergonha em aceitar o que está acontecendo, se puder me de um conselho, desde ja agradeço de desejo felicidades.

    ResponderExcluir
  11. Erika, gosto muito dos seus artigos, passo por um momento em que fui traído, traição virtual que acredito tenha ja se realizado fisicamente, apeasar de minha esposa negar. Eela diz que foi uma fantasia e queria sentir algo diferente, diz que não sabe se me ama porque parecemos irmãos, e a relação é muito morna, tenho um bloqueio por que ela gosta muito de programas de televisão, penso até em perdoar, mas desejo que faça um exercicio onde deve desligar a tv e ao invés de se prender aos programas, dedicar este tempo aos filhos e a pessoa que estiver ao seu lado, ou eu ou outro homem qualquer, desde o inicio do nosso relacionamento a tv vem em primeiro lugar, ja procurei artigos sobre este vicio da tv, acredito que as pessoas, em especial a mulher fica muito maravilhada com artistas e esquece de viver a vida real, faço tudo por ela, mas este tudo não é o suficiente, sempre falta alguma coisa, penso em me separar, mas temos uma linda familia com filhos maravilhosos, sou um homem de principios cristãos, a minha familia vem em primeiro lugar, não bebo em bares e não procuro outras mulheres, mas me vejo como um fraco e sem vergonha em aceitar o que está acontecendo, se puder me de um conselho, desde ja agradeço de desejo felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado, Célio! Ela precisa ter consciência de que seu vício em TV vai acabar destruindo a sua família, sua vida de maneira em geral.

      Se tu estás disposto a preservar tua família, a saída é ter uma conversa definitiva com ela. Vocês podem aproveitar o ano que está iniciando para traçar algumas metas para vencer esses obstáculos, para resgatar o amor.

      Uma coisa é certa, por melhores que sejam tuas intenções, se ela não embarcar contigo nesse resgate do amor, nessa luta contra seu vício, não haverá progresso. Não adianta tu quereres e ela não se importar. Por isso é importante que vocês tenham uma conversa franca. Tu precisas saber como ela vê o casamento e a família. Que importância ela dá ao que tem? Tu precisas dessas respostas para saber como lutar.

      Outra coisa, nenhuma mudança é eficaz quando é feita sob pressão. A verdadeira mudança ocorre no coração, e, assim, reflete nas atitudes. Ela até pode paraf de fazer uma coisa ou outra, mas ela só vai mudar de verdade a partir do momento em que se conscientizar de seus erros e não desejar mais praticá-los.

      Espero que essas palavras possam te ajudar. Criei uma página no Facebook para ajudar casais. Eu publico entre 2 e 3 artigos por dia lá. Se tu te interessares, aqui está o link: https://www.facebook.com/papodecasalSUD/

      Tudo de bom pra ti. Obrigada pela confiança e feliz ano novo!

      Excluir
    2. Obrigado pelas dicas, vou pensar mais a fundo sobre isso.

      Excluir
  12. Excelente forma de ver a infidelidade Erika. Eu trabalho com casais nas redes sociais a 5 anos... E este é sem dúvida um dos principais problemas... Ou o resultado de muitos problemas somados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Estêvão. Sim, tem sido uma triste realidade na vida de muitos casais. Obrigada por comentar! Um abraço! :-)

      Excluir
  13. O que mais se comenta é a infidelidade sexualidade mas que no meu ponto de vista existem outros tipos de infidelidade no casamento que corroem tão quanto o mencionado sim.... Os compromissos que são assumidos no papel de homem e mulher no dia que assumem no dia do casamento e com o passar do tempo deixam de cumprir tornando se infiéis no que se comprometeram a fazerem um ao outro.

    ResponderExcluir
  14. Verdade, William. É uma forma de enganar o outro. É bem complicado, mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Olá, sou casada a 5 anos, tenho 3 filhos de outro relacionamento... Sou Cristã... Já fui traída virtualmente 2 vezes, na primeira perdoei, passei por cima... Agora, a poucos meses atras, uma vizinha tentou a sorte, em momento em que estávamos em guerra em casa, quase nos separando, foi quando eu descobri que se falavam por telefone... Até hoje eu tento perdoar, não consigo, está sendo bem difícil pra mim, pois não quero mais, mas ele não aceita a separação, eu não confio mais, perdi totalmente a confiança! Me sinto triste, me distanciei dá igreja... Só Deus para restituir....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Isso é realmente complicado. Pelo que tenho visto, é bem difícil um homem que volta a trair tome jeito, a não ser que algo importante e sério aconteça em sua vida. Três traições é um indício de que ele tem tendência a trair. Muito complicado, mesmo, voltar a confiar. A impressão que tenho é que ele se sente dono da situação. Tu perdoou duas vezes, ele viu que pode aprontar que tu vais perdoar de novo e de novo. E esse "não aceitar a separação" soa como autoritarismo, como se ele mandasse em ti. Complicada a tua situação, Mih!

      Excluir