segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ciência e religião – Teoria do Design Inteligente

Há muito tempo eu queria dissertar acerca da relação ciência/religião. Ponderei por um tempo sobre a forma como iria apresentar minhas ideias, até que, recentemente, li num blog de um desconhecido ateu palavras de indignação contra várias religiões pela forma como elas impõe suas "crenças fantasiosas", quase "mágicas", sobre a criação, a concepção de Maria e outros eventos mencionados nas escrituras sagradas. Apesar das minhas crenças, suas palavras não me causaram indignação. Pelo contrário, condoí-me por ele e senti o desejo de mostrar-lhe que as coisas de Deus não são fantasiosas ou mágica como muitos creem.

Há uma eterna disputa, imposta pelos homens, onde a religião e a ciência são rivais. Segundo eles, uma conciliação é algo fora de cogitação, justamente por uma ser o oposto da outra: fé x razão.
Não é tão incomum vermos jovens, criados em lares religiosos, afastarem-se da fé de seus pais ao se depararem com questões que a religião não consegue explicar. Isso é compreensível, visto que muitos líderes religiosos ensinam que quando se trata de fé ou milagres não precisa haver uma explicação coerente para o processo, porque, segundo eles, muitos acontecimentos simplesmente não tem explicação, basta acreditar. É aí que entra uma grande verdade, ignorada por muitos: Deus não é um mágico!

Eu gostaria de entender mais sobre questões científicas, mas o pouco que sei, juntamente com o conhecimento religioso que tenho adquirido em quase 15 anos, basta-me para afirmar que a ciência e a religião deveriam andar de mãos dadas. A ciência pode equivocar-se algumas vezes. Mesmo em temas como a origem do homem, há controvérsias dentro do meio científico. Conforme a ciência avança, muitas explicações passadas tornam-se obsoletas e mais nos aproximamos das verdades a respeito de Deus e Suas obras.

Muitas pessoas acham que um cientista não pode ter fé. Isso seria um contradição. Não creio nisso! Aliás, tenho visto muitos homens na fé SUD que optaram por carreiras na medicina, na biologia, nas ciências exatas e em outras áreas científicas e, à medida que adquirem conhecimento nessas áreas, mais têm certeza da onisciência e onipotência de Deus.

Um desses homens foi James Edward Talmage, um químico e geologista, que tornou-se membro de várias sociedades científicas, como: Royal Microscopical Society (Londres), Royal Scottish Geographical Society (Edinburgh), Geological Society (Londres), Geological Society of America, Royal Society of Edinburgh, American Association for the Advancement of Science, e sócio da Philosophical Society of Great Britain, ou Victoria Institute. Este homem tornou-se, posteriormente, membro do Quórum do Doze Apóstolos da Igreja.

Quando Talmage ingressou no meio acadêmico não afastou-se da fé que abraçara ainda na infância. Ele encontrou na ciência provas de que Deus sabia muito bem o que estava fazendo quando organizou esta terra. A medida que seu conhecimento científico aumentava (embora na época muita coisa ainda não tinha sido descoberta) sua fé se fortalecia. Mas como explicar a fé ou os milagres através da ciência?

A crença no miraculoso nada mais é do que o desconhecimento do processo operativo. Talmage explicou isso muito bem, em seu livro Jesus o Cristo: "Os milagres não podem existir em contravenção à lei natural, mas são operados através da aplicação de leis não reconhecidas universal ou comumente. (...) O conceito humano do miraculoso se desvanece à medida que a compreensão do processo operativo se amplia."

"No estudo dos milagres operados por Cristo, devemos necessariamente reconhecer a operação de um poder que transcende à nossa atual percepção humana. Nesse campo, a ciência ainda não avançou o suficiente para analisar ou esclarecer." ( pg. 143 - 144)

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, somos ensinados que a criação da Terra, a concepção de Maria, a levitação de Cristo, as curas milagrosas e outros fatos sobrenaturais, foram realizados por alguém que conhece os elementos e sabe como manipulá-los. Não foi magia. Deus tem à sua disposição os elementos, e estes Lhe são sujeitos. E tem sido sempre assim. Ele usou Seu conhecimento perfeito (onisciência) e poder (onipotência) e fez com que esses elementos interagissem entre si a fim de formarem algo que queria, seja um planeta, animais, plantas, um embrião, um campo antigravitacional, etc.

Vamos tentar entender alguns eventos sobrenaturais através da visão da ciência:

1. Sobre a criação da terra

A palavra hebraica Baurau, traduzida como criar em Gênesis, significa criar a partir de algo, organizar. A esfera em vivemos não foi criada a partir do nada, como a maioria religiosa ensina. Foi organizada a partir de elementos em estado caótico. Não cremos que a criação desta terra se deu em somente seis dias, mas em seis períodos de tempo que podem ter tido a duração de mil anos ou mais cada. Cristo é chamado nas escrituras como o verbo (ou palavra). Esse título é muito apropriado, visto que as criações se deram a partir de ordens, ou seja, diferentemente dos cientistas que usam tubos de ensaio, microscópios ou outros materiais e equipamentos em seus laboratórios, Cristo, o grande cientista, ordenou aos elementos que interagissem uns com os outros, a fim de transformarem-se no que se desejava.

Na crença SUD os elementos são inteligências. A definição de inteligência é o "elemento-espírito que existia antes de sermos gerados como filhos espirituais". Como inteligências os elementos cumprem seu papel ao interagirem uns com os outros, a partir de uma ordem ou lei. As inteligências são eternas. Sempre existiram e sempre existirão. Podem ser organizadas e reorganizadas. A Lei de Lavoisier é uma grande verdade. Segundo ela, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

2. Sobre a criação do homem

Vemos nas escrituras sagradas que Deus criou o homem a partir do barro. Pois bem, sabemos que os cientistas fizeram uma descoberta que apoia tal visão. Eles descobriram que o ingrediente que faltava para unir as moléculas orgânicas a fim de formar um esboço de célula pode ter sido a argila. A matéria completa sobre esta descoberta está no site Science Daily.

Se para o homem é possível criar uma vida a partir de materiais genéticos, para o grande cientista do universo, isso é moleza. Enquanto o homem se deslumbra com suas descobertas científicas, Deus sente-se feliz em poder compartilhar parte do que sabe com seus filhos. Sim, fertilizações artificiais, clonagem, cadeia de DNA, célula tronco e outros conhecimentos científicos, são parte do conhecimento divino que Deus revelou ao homem. Não há uma verdade científica que não tenha vindo de Deus.

3. Quanto à concepção de uma virgem

Penso ser este um dos temas de mais fácil compreensão. Se existe inseminação artificial há algum tempo e de lá para cá os métodos tem sido cada vez mais precisos e revolucionários, o quanto evoluirá daqui a algumas décadas? O interessante na concepção de Maria é que existia um óvulo (o de Maria) assim como provavelmente existiam células reprodutivas masculinas (vindas de Deus). Houve herança genética de um e de outro. Da mãe, Cristo herdou a disposição física para sofrer dores de todos os tipos e a morte. De Seu Pai, herdou a capacidade para resistir às tentações, o poder sobre a morte (ele podia escolher morrer ou não), sobre os elementos e sobre a ressurreição.

4. Sobre Cristo ascendendo aos céus

Já ouviram falar sobre antigravidade? Na ficção ela era vista em filmes como De Volta para o Futuro. Na vida real, a antigravidade tem sido estudada há algum tempo pela NASA. Empresas privadas também investem em pesquisa. Alguns experimentos vem tendo êxito. Os mais conhecidos são o efeito Biefeld-Brown, vento iônico e imã supercondutor. Ainda não conseguiram fazer pessoas levitarem, mas ratos sim. Seria loucura imaginar um campo antigravitacional sob os pés de Cristo no momento em que Ele ascendia aos céus ou andava sobre as águas? Com certeza não!

5. Quanto às curas

Assisti semana passada na TV uma matéria sobre células-tronco. Experiências comprovaram que quando estas células são injetadas em um osso fraturado a sua recuperação é de duas a três vezes e meia mais rápida e o osso fica completamente cicatrizado, diferente do que seria se fosse engessado e se aguardasse por uma cicatrização natural. O que impediria alguém com poder, como Cristo – que obviamente conhece o processo regenerativo das células-tronco – de ordenar a elas que migrassem para uma região a ser restaurada? Que outras descobertas teremos sobre regenerações aceleradas no futuro?

A capacidade de operar "milagres" provém de duas fontes de poder: a fé e o sacerdócio.

Fé: é a crença em coisas que não se vêem e que são verdadeiras. Quando uma pessoa exerce fé, algo acontece. Não posso explicar o que realmente acontece, mas creio que a mente pode exercer certo poder sobre o corpo ou sobre os elementos gerando a energia necessária para que uma cura aconteça. Ou então, Deus reconhecendo nossa fé, intervém a nosso favor.

Sacerdócio: Este é o nome do poder e autoridade que Deus possui para exercer influência sobre os elementos. As inteligências reconhecem O Pai Celestial e Jesus Criso, o Deus-Pai e o Deus-Filho, e Seu poder (o Sacerdócio) e se submetem a Eles.

Como Deus não é egoísta, Ele tem dado, por um canal autorizado, Seu poder aos homens dignos nesta terra. Sendo assim, o homem que portar o Santo Sacerdócio de Deus e exerce fé nesse Sacerdócio, também pode operar milagres (sempre com o aval divino). O Sacerdócio é o poder pelo qual todas as coisas foram feitas, pelo qual os planetas permanecem em suas órbitas e todo o universo se sustém.

A última informação que eu gostaria de lhes passar, neste artigo, é a de que os espíritos são matéria. Onde há vida, há matéria, embora haja variação na densidade, assim como variam o ar, a água, as rochas, ou qualquer elementos que compõe a criação. E onde há matéria, há inteligência.

Deus é o Pai de nossos espíritos. Ele gerou-nos espiritualmente, ou seja, antes de nascermos fisicamente já existíamos como seres espirituais. Nossos espíritos, por sua vez, foram criados a partir de matéria já existente. O espírito e o corpo, juntos, formam a alma do homem.

Nosso Pai Celeste não é uma energia do universo, uma luz ou um ser abstrato. Ele não é parte da criação. Muitos atribuem erroneamente à natureza os feitos da Sua mão. Ele é, sim, o criador. Nosso Deus é um homem exaltado. É aquele que tudo sabe, que tem poder sobre todas as coisas. Ele não pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, por ter um corpo físico (eterno e perfeito). Mas Ele tem poder para controlar o universo, tem poder para nos ver e escutar, e nos conhece individualmente. Sua onipresença dá-se através da influência que exerce, e com o auxílio do Espírito Santo (que é outro homem, porém sem um corpo físico) Ele vê todas as coisas. Jesus Cristo, o Seu filho, tem um corpo tão tangível quanto o do Pai, pois as escrituras dizem que Ele o tomou de volta por ocasião da ressurreição; foi, pois, a primícia dos que dormem.

Eu poderia ficar por algumas horas escrevendo sobre tudo o que foi realizado por mãos divinas e tentar encontrar na ciência possíveis explicações. Mas vejo que já passei a mensagem que queria. A principal mensagem é que as pessoas não precisam ser céticas quando à religião pura, tampouco quanto à ciência. É possível, tranquilamente, abraçar ambas. Aliás, uma complementa a outra. Se existe ciência é porque Deus revelou parte de Seu conhecimento ao homem. O homem deveria ser-Lhe grato por isso. Muito mais ainda será revelado à medida que se fizer necessário, para que se cumpram os propósitos de nossa existência mortal.

9 comentários:

  1. Ciência e Religião andam de mãos dadas com a razão instável dos homens. Por ser duas ciências que se complementam no campo das ideias, deixam os seres portadores de ideais em constante contradição. Estudiosos aprendem aquilo que é permitido, o que ainda não tem respostas prova que ainda o tempo não chegou. Linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui, outro ali e o Homem adquire conhecimentos como uma espécie de Dom concedido gratuitamente por aquele que está ciente de nossa condição desde o principio do mundo

    ResponderExcluir
  2. Tenho a honra em parabenizá-la por estas palavras esclarecedoras. O contexto é perfeito.
    Confesso que fiquei mais maravilhado pela a forma em que você usou os seus argumentos/verdades, do que a mensagem em si. Suas palavras deslizaram sobre esta "tela".

    Como você explicou tudo e perfeitamente bem, eu só tive relances de tudo o que sei sobre o assunto. Um deles é de um seriado que estou assistindo e insisto à você que o veja também. Chama-se "Fringe". Se interessar te mando o link para baixá-lo. Lá neste seriado, mostra como a ciência evoluiu. "Teletransporte, Precognização, Cibernética, Inteligência Artificial, Psicocinese, Matéria Escura",são alguns dos assuntos que são abordados.
    Eu adoro esse seriado porque me faz lembrar da grandiosidade de Deus. Eu não sei se tudo o que ele "pregam" neste seriado é verdade, mas soa bem aos meus ouvidos.
    Ciência e Religião andam juntas, mesmo quando a ciência tenta "desmascarar" a religião, e a religião tenta "vampirizar" a ciência.

    ResponderExcluir
  3. Lembra da idade das trevas? E do renascimento?
    Na idade das trevas, as pessoas tornaram-se piores do que as que viviam na era primitiva. Sabemos disso porque o poder de Deus foi "retirado" da terra.

    Já no renascimento,a história confirma que nesse período foram inventados diversos instrumentos científicos, e foram descobertas diversas leis naturais e objetos físicos antes desconhecidos; a própria face do planeta se modificou nos mapas depois dos descobrimentos das grandes navegações, levando consigo a física, a matemática, a medicina, a astronomia, a filosofia, a engenharia, a filologia e vários outros ramos do saber. Pois Deus estava agindo sobre os seus filhos e tinha uma obra maravilhosa para fazer entre eles. Por isso que Deu-lhes conhecimento necessário para tal.

    Acredito que no final, quando as escrituras dizem que morreremos de velhice apenas, todas as doenças terão as suas curas, as quais foram criadas pelos "cientistas" pelo o conhecimento adquirido por Deus em seus meios de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. A revista deste mês na página 71 tem uma entrevista com o "novo anticristo", Sam Harris.
    Ph.D em neurociência, filósofo e escritor, Sam Harris critica as religiões e eleva a ciência.

    Leia a matéria completa aqui neste link.
    http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT198274-17773,00.html

    Eu posso entender esse homem, assim você (Erika), mas generalizar as religiões é tão ignorância quanto generalizar os cientistas.

    Em meu ramo (Igreja), temos um cientista conosco. Ele reconhece "Deus" na ciência. O que ele não sabe, seja no meio científico ou religioso, ele não condena, apenas procura entender.

    ResponderExcluir
  5. Márcio, obrigada pelo comentário.

    Espero que os leitores tenham percebido, que defendo que a religião, que deve estar aliada à ciência, deve ser a pura. A religião pura é a verdade revelada dos céus, como ela realmente é.

    Muitas pessoas fazem suas próprias interpretações do que lêem nas escrituras, organizam entidades religiosas e pregam a partir de suas compreensões. Isso não é religião pura!

    Na época das trevas, somente um determinado clero religioso considerava-se "digno" de ter acesso às santas escrituras. Os homens comuns eram considerados hereges para isso. Quem fosse encontrado portando e um trecho sequer reproduzido da bíblia deveria ser morto.

    Muitos ensinamentos foram modificados ou tirados da Bíblia. Se a Biblia não tivesse passado por tantas mãos, por tantos copistas descuidados ou homens iníquos que propositalmente ignoraram partes excenciais de seus ensinamentos, muitas verdades claras e preciosas seriam suficientes para esclarecer questões eternas que são motivos para disputas religiosas.


    Pierrout


    Obrigada pelo apoio!!! Sim, virá o tempo (o Milênio) em que não haverá doenças, período em que esta terra encher-se-á do conhecimento de Deus. Aí saberemos detalhadamente como as coisas funcionam. Desde já precisamos nos preparar para merecermos viver diante do grande conhecedor de tudo, o nosso Salvador

    ResponderExcluir
  6. Erika,

    Você bem disse que quem a conhece a conheceria ainda mais! Estou orgulhosa dessa minha amiga virtual, que sinto tão próxima, mesmo quando pude ouvir sua voz ao telefone.

    Você conseguiu compilar as maiores dúvidas de uma forma simples e inteligível para a maioria, e conseguiu sim passar, que o conhecimento científico quando aliado à religião pura pode trazer a divindade para cada um de nós. É uma questão de pura busca espiritual, lembrando que somos seres espirituais numa experiência mortal.

    Ghandi uma vez disse que 'Eu gosto do Cristianismo, mas não dos seus cristãos, pois vivem tão diferente do que Cristo ensinou'. A saída para essa confusão de religiões que as pessoas fazem não é se afastar de Deus e seu Filho Jesus Cristo, mas fazer as pazes com Eles, uma vez que, da mesma forma que a Ciência (ainda) não provou muito sobre eles, da mesma forma não provou muito contra eles.

    É indiscutível que para se ser uma pessoa de paz, fiel aos seus e com bondade no coração não é necessário uma religião, mas estes que pregam isso, se esquecem de que as virtudes, os direitos humanos, a lei da boa convivência, a lei de ouro e tudo mais, todas elas, sem exceção, vieram ou são baseadas nos Dez Mandamentos, e no Evangelho de Jesus Cristo.

    O que as pessoas fazem com elas é a grande sacada que a humanidade busca compreender, e faz conforme seu individualismo.

    Parabéns por suas palavras, são inspiradoras e engradecedoras, e continue.

    Um beijo da amiga.
    Chris

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Chris. Não sei se tinhas lido até ontem, porque hoje eu concluí algumas modificações. Despendi um tempo pesquisando mais sobre descobertas científicas mais recentes ou pesquisas que estão sendo realizadas sobre alguns temas que propus. Fiz, assim, alguns acréscimos e alterações, já que tinha usado erroneamente termos como "carga genética" que é muito diferente de herança genética. Fiz outras mudanças e acréscimos que julguei necessário.

    Enfim, que bom que achaste que consegui passar de forma simples minha mensagem. Espero atingir o público mais cético, aquele que acha difícil ou impossível conciliar o pensamento científico com o religioso, que duvida de um ou de outro.

    Teu blog é ótimo!! Gosto muito do teu jeito de expor tuas idéias, com cultura e clareza e objetividade! Um beijo, minha querida amiga!

    ResponderExcluir
  8. Érika, que bacana essa sua ideia de esclarecer que a religião e a ciência não só podem ser unidas como de fato são. Gostei principalmente quando você deu o exemplo de James E. Talmage sobre seus inúmeros títulos como cientista. Podemos inverter os papéis e pegar o exemplo de cientistas mundialmente renomados que tinham fé em Deus, e comprovaram, por diversos vieses, que Ele existe. Não sei se você já viu a série que passava no canal History "O Efeito Nostradamus", que fala justamente da coerência que existe entre a religião e a ciência, e citou várias vezes Isaac Newton, e outros grandes cientistas. No meu blog você pode achar http://marciadenardi.blogspot.com/2010/07/fim-do-mundo-ciencia-e-religiao-entram.html

    Adorei seu blog Erika. Sempre leio suas postagens na comu do orkut e gosto da sua visão inteligente. Será que tem a ver com o sangue gaúcho? Só me diga que você é gremista, por favor! ehhehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, Márcia! Não sei se viste, mas estou seguindo teu blog também! Já assisti, sim, a alguns programas Efeito Nostradamus. Gostei bastante.

    Sou uma goiana com sangue gaúcho/alemão. Na postagem "minhas origens" explico melhor. E sou gremista sim, é claro! [;)]

    Obrigada por acompanhar meu blog. O teu é ótimo! Beijos!

    ResponderExcluir